Através da porta


No antigo testamento já havia uma profecia, apontando para um certo "pastor", a qual apontava para Cristo, o próprio Jesus menciona sobre esta profecia (Zacarias 13:7) logo após de ter ceado com seus discípulos, pela última vez antes de sua morte. 

Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. João 10:2

O conceito de Pastor, foi aplicada pelo próprio Jesus referindo a si mesmo. Em outras passagens do novo testamento, há diversas referências o mencionando como próprio Pastor. Bem como, em (Hb 13:20) onde Jesus é mencionado como o Grande Pastor; E outra em (1Pe 5:4) afirmando como Supremo Pastor. 

Sobre a porta é interessante, pois é visto como que rebanhos são guardados em um só aprisco, e somente há um pastor legítimo que cuida de suas ovelhas. Cristo estava falando que somente a esse pastor é que devemos estar reunidos, porque há apenas uma porta.

Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. João 10:7

Logo em diante, no verso 7. Jesus muda sua metáfora de "pastor" para "porta" dizendo: Eu sou a porta das ovelhas. Prefigurando um aprisco aberto para o céu, como se fosse um "enorme portão" e Jesus é aquele por meio de quem se recebe a vida eterna. Cristo não estava dizendo que ele era o simples pastor que conduziria as pessoas a uma direção certa, mas ao afirmar que ele era a porta, ele está dizendo que ele é a própria direção.

Ele se fez propiciação pelos nossos pecados (1 Jo 2:2), ao qual Deus tornou pecado aquele que não tinha nenhuma culpa, (2 Cor 5:21) para que através dele, nos tornássemos justiça de Deus. Pois sem isso, ele não teria se tornado justificador daqueles que crê em Jesus através da fé. (Rm 3:26)

Além de ser o pastor e própria porta, ele também se tornou o sacrifício perfeito, no qual Deus olharia para nós com olhares justos, pois ele se tornaria justificador de pecadores que jamais mereciam ser chamados de justos. A única maneira pela qual os pecados podem passar pelos portões do céu é usando as vestes da justiça de outra pessoa.

Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.1 Coríntios 2:2

Termino com um escrito do apóstolo Paulo, e cada dia que passa eu compreendo muito mais. Não existe nada que se compara a Cristo Jesus, é como se Paulo estivesse dizendo: "Não acho que vale a pena conhecer nada além de Jesus Cristo."