A prática de comer carne vermelha tem sido comum em muitas culturas desde os tempos antigos, e a Bíblia não é exceção. Na verdade, muitos personagens bíblicos, incluindo Abraão, Isaac e Jacó, eram pastores que criavam ovelhas e gado e ofereciam sacrifícios de animais a Deus. No entanto, a Bíblia também estabelece algumas restrições em relação ao consumo de carne, incluindo a proibição de comer carne com sangue.
A carne de animais é mencionada em várias passagens da Bíblia. No livro de Gênesis, Deus deu ao homem a permissão de comer carne: "Tudo o que se move e vive vos será para mantimento: tudo vos dou como a erva verde." (Gênesis 9:3).
No entanto, a Bíblia também contém leis dietéticas específicas, incluindo o que é considerado "limpo" ou "imundo" para comer. Por exemplo, em Levítico 11 e Deuteronômio 14, são dadas instruções detalhadas sobre quais animais são permitidos e quais são proibidos para consumo.
Assim, a proibição de consumir sangue na Bíblia não se limita apenas ao ato de comer carne com sangue, mas se estende a outras práticas que envolvem o sangue de animais. A proibição é baseada na crença de que o sangue representa a vida do animal e deve ser tratado com respeito e reverência.
Com isso, muitas pessoas ainda acreditam que a carne do churrasco com o líquido vermelho é sangue e que, portanto, deve ser evitada. O líquido vermelho que muitas pessoas acreditam ser sangue na carne do churrasco não é, na verdade, sangue, mas uma mistura de água e uma proteína chamada mioglobina.
Embora essa substância líquida possa se assemelhar ao sangue, ela não é considerada sangue no sentido biológico, pois não contém as células vermelhas do sangue ou outras substâncias associadas ao sangue. Portanto, é importante não confundir a mioglobina líquida com o sangue quando se trata de carne de churrasco. A substância líquida é uma parte natural da carne e não representa um risco para a saúde.
Embora a Bíblia proíba a ingestão de sangue, ela não se refere a essa mistura de água e mioglobina que escorre da carne durante o cozimento. Portanto, do ponto de vista bíblico, a prática de comer carne vermelha é permitida, desde que seja feita de acordo com as leis e restrições alimentares estabelecidas pela Bíblia. Nesse sentido, é possível apreciar a carne vermelha do churrasco sem desrespeitar as orientações bíblicas sobre a ingestão de sangue.
