Santos em processo


Muitas pessoas podem ter a impressão de que Jeremias, assim como outros personagens bíblicos, nasceu santificado e livre do pecado, vamos desmistificar a ideia de que Jeremias nasceu santo e entender o verdadeiro significado do processo de santificação em nossas vidas.


A passagem em Jeremias 1:5 afirma que Deus santificou Jeremias e o escolheu antes mesmo dele nascer, dizendo: "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta".

Essa passagem não significa que Jeremias nasceu sem pecado original. O pecado original é uma condição que todos os seres humanos herdam desde o nascimento, como consequência da desobediência de Adão e Eva no jardim do Éden (Romanos 5:12).

A santificação mencionada na passagem em Jeremias 1:5 refere-se ao propósito divino que Deus tinha para a vida de Jeremias. Deus o escolheu para ser um profeta e o separou para esse propósito antes mesmo de ele nascer. Isso significa que Deus o consagrou, o designou e o capacitou para cumprir sua missão como profeta.

Além disso, é importante notar que a santificação não é um estado permanente e absoluto, mas um processo contínuo de crescimento e transformação na vida do crente. Mesmo que Jeremias tenha sido santificado por Deus para cumprir sua missão profética, ele ainda era um ser humano imperfeito e passível de cometer erros e pecar.

De fato, a própria vida de Jeremias testemunha isso. Ele experimentou momentos de dúvida, medo e até mesmo desespero diante das dificuldades e da oposição que enfrentou em seu ministério. Além disso, ele confessou seus pecados e fraquezas diante de Deus, como podemos ver em suas orações registradas no livro de Jeremias.

Jeremias, assim como todos nós, nasceu em pecado e não era um ser santo por natureza. No entanto, através da obra de Cristo, hoje temos acesso ao processo de santificação e podemos nos aproximar de Deus com confiança.

"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa." (Hebreus 10:19-22)

Esta passagem nos mostra que, por meio do sacrifício de Jesus na cruz, somos purificados e santificados, tendo acesso ao santuário de Deus. É por esse processo de santificação que podemos nos aproximar de Deus e ter comunhão com ele. Portanto, embora não nasçamos santos, podemos nos tornar santos através do poder transformador de Cristo em nossas vidas..

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1:15,16)